Ione Rubra Rosa Poesia e Sentimento

 

"As Muralhas que eu puder, eu mesma derrubo. As que eu não puder, Deus põe no chão por mim!"



Textos



POR ONDE ANDAM OS PAIS?


   Nunca imaginei que depois de 25 anos de serviços dedicados de alma e coração ao magistério, eu me sentiria decepcionada, frustrada e sem vontade de trabalhar mais 3 anos até que eu tenha os benditos 50 anos que preciso para aposentar-me.

   Decepciona-me trabalhar com adolescentes que não tem interesse algum em aprender, que não sonham e não têm perspectivas de vida alguma. Decepciona-me ver o desrespeito imperar, a falta de valores morais, a ausência da família que acredita que sua atual função é colocar filhos no mundo e depois depositar na escola para que os professores criem e eduquem.

   Estou sempre a me perguntar em que mundo vivemos? Os pais esqueceram sua obrigação. Esqueceram que educar é um dever que lhes compete a partir do momento em que decidiram ser pais.

   O professor não consegue a presença do pai ou da mãe, quando deseja conversar sobre a vida escolar e atitudes de seu filho. Os pais simplesmente não comparecem à escola, simplesmente ignoram a existência daquele a quem deram a vida.

   E eu fico a me perguntar, que mundo é esse onde o próprio filho é relegado a último plano. Que pessoa pode ser e que valores pode ter esse filho, que é ignorado pelos próprios pais? Como ele pode respeitar o outro se não tem o respeito e atenção daquele que deveria ser seu amigo e protetor?

   Ser Educadora foi uma escolha do meu coração, neste meu caminhar tenho colhido belos frutos, tenho recebido agradecimentos, mas a cada dia que passa mais me entristeço ao ver grande parte dos meus alunos se perdendo, trilhando caminhos sem retorno.

   Tenho certeza de que tudo seria diferente se a família cumprisse o seu papel, se os pais dedicassem tempo do seu dia aos seus filhos, mas infelizmente uma família consciente do seu papel é coisa rara atualmente. Por isso, não me canso de perguntar... Por onde andam esses pais?


Ione Rubra Rosa – 20-4-2012
Imagens Google

Ione Barbieri (Rubra Rosa)
Enviado por Ione Barbieri (Rubra Rosa) em 20/04/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras